.Plano de Manutenção em Grupo de Geradores de Energia

Um Plano de manutenção em gerador de energia elétrica pode ser feito tanto quando o equipamento está funcionando normalmente e ainda não apresentou defeitos, afim de preservar e até otimizar o seu funcionamento, como pode também ser usado na hora de avaliar o que pode estar acontecendo com o grupo gerador que já apresenta defeitos e mau funcionamento. Geralmente é composto por uma série de tarefas que o técnico deve aplicar para constatar possíveis causas de panes ou agravantes que podem vir a danificar alguma peça ou o conjunto completo dos grupos geradores. Saiba mais aqui

Muitas instalações de geradores de energia, podendo ser de gasolina, diesel ou até mesmo a gás, podem ser realizadas de forma incorreta, colaborando para a deterioração ou sobrecarga dos geradores. Por isso a manutenção preventiva de gerador é muito importante. Com ela, o equipamento acaba correndo menos riscos de vir a ter falhas técnicas e exigir o conserto de geradores com altos custos, o que acaba causando transtornos em função da inatividade do equipamento que é de alta necessidade na maioria de suas aplicações.

Claro que qualquer tipo de avaliação ou manutenção de geradores, de qualquer tipo de potencia, combustível ou aplicação, não pode ser realizada por qualquer pessoa.
É de alta prioridade que o equipamento seja avaliado e reparado por um técnico especializado ou engenheiro, ambos com larga experiência no tipo de motor, por ser um equipamento com alta complexidade de funcionamento.

Os principais fatores avaliados nesse tal plano de manutenção de grupo gerador geralmente se resume no nível de produção de energia que o equipamento está desenvolvendo, a integridade e o estado das peças e componentes do motor, se existem sujeira e resíduos nos tanques de combustível, filtros e em outras partes do motor e o tempo que ele consegue fornecer energia até precisar de combustível novamente.

Vamos mostrar uma lista detalhada de um plano de manutenção de grupo geradores:

1- Parte Mecânica:

Nessa etapa é feita uma profunda avaliação da parte principal dos grupo geradores, o motor. Devemos conferir primeiramente o nível em que se encontra óleo de lubrificação do motor, levando em consideração o tempo entre a ultima troca. Caso o tempo seja mais curto que o comum, pode se constatar que existe algum vazamento de óleo ou sobrecarga do motor que está resultando no desperdício do lubrificante. Mesmo se esse não for o caso, é muito importante verificar de forma profunda se existe algum vazamento tanto do óleo quanto de água.

Depois é realizada a avaliação do regulador eletrônico de velocidade, que é o acelerador, também verificar o se já existe o desgaste das correias do motor, o alternador, o motor de arranque e terminais.

2- Sistema de Arrefecimento:

Agora nessa segunda etapa do plano de manutenção de equipamentos geradores de energia, devemos verificar o nível de água do radiador, também levando em consideração a data da ultima vez em que foi colocado água no equipamento e verificar se não existe nenhum tipo de vazamento ou obstrução no radiador. Em seguida verificar a válvula termostática para avaliar a abertura e se existe algum mal funcionamento. Logo depois, deve se voltar a atenção para as mangueiras, a procura de algum ressecamento ou deterioração que possa vir a causar algum vazamento e se caso encontrar, realizar a substituição imediata antes de utilizar o grupo gerador. E por ultimo a bomba d’água e a hélice do radiador.

3- Sistema de Combustível:

Essa é uma das partes mais importantes na manutenção preventiva de geradores, pois com ela podemos evitar grandes investimentos em reparos e também grande economia de combustível, levando em consideração a otimização que pode ser feita. Primeiramente verificamos se a bomba injetora está realizando a ligação corretamente, entre o tanque e o motor, depois verificamos o turbo, o sistema de refrigeração e exaustão e todas suas partes como duto, tubulação de escape e novamente verificar com atenção a existência de algum vazamento.

4- Sistema elétrico:

Esse é um dos sistemas que mais podem vir a dar algum tipo de problema e exigir reparos. Nessa parte conferimos se o alternador sincrônico está funcionando corretamente em relação ao regulador de tensão. Também é avaliada a integridade dos cabos e conectores de todo sistema elétrico dos geradores de energia e dos disjuntores de proteção. Depois dos barramentos e bornes de ligação.

5- Painel de Comando:

Independente se o painel de comando de um gerador de energia elétrica for analógico ou digital, sua manutenção preventiva deve ser realizada periodicamente para evitar problemas de mau funcionamento do equipamento. Verificamos os chicotes e fazemos o reaperto dos mesmos e verificamos a integridade e vida útil da bateria e dos carregadores.

6- Filtros:

Outro fator capaz de influenciar na vida útil e maior aproveitamento de um grupo gerador, é a limpeza e integridade de todo o conjunto de filtros que ele contem. Deve ser avaliado o tempo de uso de cada um deles para saber se é necessária a substituição dos mesmos ou se eles estão sujos. Segue a lista de filtros a serem verificados:

  1. Filtro do Combustível
  2. Filtro de ar
  3. Filtro de água
  4. Filtro lubrificante
  5. Filtro separador ( Verificar o se existe acumulo de água e nesse caso realizar a drenagem)

7- Ambiente:

Depois de verificar todos esses itens, devemos agora esquecer o grupo gerador e voltar a atenção para o ambiente onde o mesmo está instalado. É preciso levar em consideração se o lugar é seco ou se tem algum tipo de umidade e maresia que possa reduzir a vida útil dos componentes, se o local é limpo e livre de resíduos ou poeira, se o local é de livre acesso ou seu nível de restrição, e a limpeza do grupo gerador.

8- Testes:

Depois de testar parte por parte de todo o gerador, iremos testar o funcionamento em conjunto de todo o grupo gerador. Inicialmente realizamos os testes ligando o grupo gerador com baixos ou sem nenhum nível de carga e ogo depois fazemos o contrário, testamos o grupo gerador com alto níveis de carga. Também realizamos testes simulando a possível queda repentina de energia.

Conclusão

Esse é um plano de manutenção de geradores de energia muito usado na prevenção de equipamentos de potencias médias ou elevadas. Ressaltando que esses procedimentos devem ser feitos por um profissional certificado e habilitado, sempre levando em consideração as indicações do fabricante do grupo gerador e da montadora do motor.

A manutenção preventiva de geradores tem sido uma solução muito bem recebida em várias aplicações, pois pode reduzir gastos e evitar problemas com a falta de energia elétrica.

1 responder
  1. antonio carlos da silva pinto
    antonio carlos da silva pinto says:

    muito bom ….to a pouco tempo no ramo de grupo gerador mas gosto muito essas tecnicas preventivas sao primordiais para um bom funcionamento .. gostaria de receber essas informacoes em meu email

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *