Como garantir energia ininterrupta

Como garantir energia ininterrupta

Toda atividade econômica depende do fornecimento de energia elétrica. Para algumas, porém, as menores interrupções ou variações de tensão têm resultados críticos. No varejo ou setor de alimentos, a queda no abastecimento da rede comercial pode levar ao descarte de produtos; na indústria, perda e paralisação da produção e prejuízos com maquinário; na área de TI, particularmente quando aos data centers, que demandam cargas críticas, perda de dados.

Falta de energia ou oscilações de carga têm impactos variados em diferentes setores. A questão para as empresas é garantir a estabilidade necessária às suas operações. Quando a questão é não ficar sem energia, caso de hospitais, varejo ou eventos, os grupos geradores são essenciais. Podem servir tanto como fonte principal como auxiliar para qualquer tipo de empreendimento, de todos os portes, ou aplicação. Os grupos geradores transformam a energia mecânica produzida por um motor a combustão em eletricidade.

Os projetos variam de acordo com as necessidades do cliente. Além de atenderem a diferentes demandas quanto à potência, são usados, basicamente, em emergências, como queda no abastecimento de concessionárias, como garantia de suprimento para operações que não podem ser interrompidas e até mesmo para economia, pois acabam por resultar em custos significativamente menores do que o uso do fornecimento comercial em horários de pico. Por serem a garantia de que a atividade não será paralisada por desabastecimento, é sempre necessário manter os geradores em condições adequadas de uso, com a realização periódica de manutenção preventiva.

Algumas atividades, particularmente as que dependem do uso de equipamentos eletrônicos, demandam, além da garantia de fornecimento ininterrupto, estabilidade de carga. É o caso de segmentos como TI, laboratórios e indústrias. Nesses casos, a solução ideal é um sistema nobreak, que impede a oscilações e garante, por determinados períodos, o fornecimento de energia, por meio do uso de baterias. Porém, como tem capacidade de abastecimento limitada, o sistema serve para que, quando ocorra falta de suprimento de energia, os aparelhos sejam desligados de maneira adequada. Para que haja garantia de que a falta de energia não paralisará as operações, deve-se combinar o nobreak com geradores.

Conte com a TEG para apoiar sua empresa.

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *